News Details

Rolamentos com isolamento de corrente como medida preventiva

PDF

Rolamentos com isolamento de corrente como medida preventiva

Como regra geral, é muito difícil eliminar as causas de tensões nos mancais induzidas pelo motor. No entanto, é possível evitar danos ao rolamento, se o fluxo de corrente puder ser evitado ou pelo menos significativamente reduzido. Muitos tipos de rolamentos com isolamento de corrente estão disponíveis hoje para este propósito.
Quais componentes precisam ser isolados depende do tipo de tensão envolvida:

Tensão induzida ao longo do eixo

Isso produz uma corrente circular, que é fechada por meio do rolamento 1, do alojamento e do rolamento 2. Essas voltagens do eixo geralmente são o resultado de uma distribuição assimétrica do fluxo magnético dentro do motor. Isto é especialmente evidente em motores com apenas alguns pares de pólos. Se este for o caso, é suficiente interromper o fluxo de corrente isolando
um dos dois rolamentos.

Tensão entre o eixo e o alojamento

Rolamentos com isolamento de corrente como medida preventiva

Neste caso, as correntes elétricas fluem através de cada um dos dois mancais na mesma direção. A causa mais provável é a voltagem de modo comum dos conversores. Esse tipo de situação pode exigir o isolamento de ambos os rolamentos.
O tipo de isolamento elétrico a ser utilizado depende da resposta temporal das tensões dadas. Com a tensão CC e tensão AC de baixa frequência, a escolha depende da resistência ôhmica do rolamento. Com tensão CA de frequência mais alta (geralmente encontrada em conversores!), Depende da reatância capacitiva do rolamento. Basicamente, um rolamento isolado por corrente atua como um resistor e um capacitor conectados em paralelo. Para garantir um bom isolamento, a resistência ôhmica deve ser a mais alta possível, e a apacidade deve ser a mais baixa possível.

Todos os Produtos Contate agora